ux-design-por-onde-comecar

UX Design: por onde começar?

No grupo de discussão sobre UX Design no Facebook, sempre há muitas perguntas sobre “por onde começar” na área de UX, assim como pedidos de recomendação de livros, eventos, cursos e blogs sobre o tema. Para facilitar a vida de quem está começando na área, segue abaixo este pequeno guia de orientação, dividido em quatro partes.

  1. O que é UX Design?
  2. Lista de livros
  3. Eventos e Cursos
  4. Sites e Blogs

Caso você tenha alguma sugestão de livro, evento, curso ou blog para acrescentar a esse artigo, deixe nos comentários.

O que é UX Design?

O termo User Experience foi cunhado por Donald Norman, quando ele era Vice-Presidente do Advanced Technology Group da Apple, pois ele acreditava que definições como Interface de Usuário e Usabilidade limitavam o entendimento sobre o que o trabalho dele representava. Nas palavras de Don Norman:

 

Eu inventei o termo, porque eu pensei que interface humana e usabilidade eram muito restritos. Eu queria cobrir todos os aspectos da experiência da pessoa com o sistema, incluindo gráficos de desenho industrial, a interface, a interação física e o manual. Desde então, o termo se espalhou amplamente, tanto que ele está começando a perder o seu significado.

 

Segundo a Wikipedia, User Experience envolve os sentimentos de uma pessoa em relação à utilização de um determinado produto, sistema ou serviço. A experiência do usuário destaca os aspectos afetivos, experiências, significativos e valiosos de interação humano-computador e propriedade do produto.

Uma questão importante para termos em mente é que (ao contrário do que muita gente acredita) a UX não é uma disciplina. Podemos considera-la, na verdade, uma mediação coordenada de várias disciplinas, trabalhando para manter o projeto centrado no usuário. A UX não deve ser responsabilidade exclusiva da equipe de design, pois o trabalho de todas as áreas geram impacto na experiência dos usuários com o produto.

 

Livros sobre UX Design

 

Livros em Inglês

Livros com edições em Português e Inglês

Livros em Português

Eventos e cursos

Veja também a Agenda do UX.BLOG com diversos cursos e eventos da área de UX.

Eventos de UX

  • Interaction South America – Evento anual com debates, palestras e workshops para designers, cientistas da computação, criadores e empreendedores, abordando temas das áreas de UX e Design de Interação.
  • World Usability Day – Evento internacional idealizado pela User Experience Professionals Association (UXPA) que acontece simultaneamente em várias cidades do mundo, incluindo São Paulo.
  • UX31 – Um encontro informal para rever outras pessoas de UX em São Paulo e falar de trabalho, estudos, fofocas e tomar uma cerveja.

Cursos de UX

  • UX Weekend – Curso voltado ao aprendizado sobre User Experience Design (UX Design) e suas diferentes disciplinas, através de atividades práticas como Testes de Usabilidade, Personas, Customer Journey, Card Sorting e Prototipação.
  • UX Day – Curso voltado à experimentação, aprendizagem, trabalho e execução de projetos com foco em User Experience Design (UX).
  • Minicurso de UX Design – Curso que apresenta conceitos básicos, padrões de experiências web e mobile, fundamentos aplicáveis no dia-a-dia e dicas de atuação no mercado.
  • Minicurso online de UX para Webdesigners – Aprenda como criar websites e aplicativos que, além de atraentes, são fáceis de usar e atendem às necessidades do usuário.
  • UX Design Miami PRO – Tem o objetivo de introduzir o UX Design como um processo fundamental e apresentar conceitos e técnicas relativas ao design de interação, usabilidade, arquitetura de informação e design thinking.
  • Pós-graduação em usabilidade e experiência do usuário (FIT) – visa capacitar profissionais para atuarem em projetos ergonômicos de usabilidade de interface e arquitetura de informação, focando na facilidade de uso, de aprendizagem e na diminuição da carga cognitiva do usuário humano.

Sites e Blogs sobre UX

  • UX.BLOG – Artigos e palestras sobre Experiência do Usuário, Usabilidade, Design de Interação, Arquitetura de Informação e Interfaces.
  • Usabilidoido – Mais Usabilidade no mundo.
  • Arquitetura de Informação – Usabilidade, user experience, design de interação, tecnologia e diversão.
  • Design Livre – Design para todos. Design por todos. Todos os tipos de pessoas e de designs, livres.
  • Mariokl – Um blog sobre experiência do usuário, usabilidade, arquitetura de informação e, acima de tudo, bom senso.
  • Rodrigo Gonzatto – Interação pelo Design
  • Corais.org – Plataforma que visa a proliferação de projetos colaborativos que contribuam para o bem comum.

 

 

Fonte: uxdesign.blog.br